Como fazer o Manual de Identidade da Marca?

Uma vez aprovado o logotipo, como entregar esse arquivo para seu cliente?

Sabendo da importância do logotipo, grandes empresas desenvolvem o Manual de Identidade da Marca, onde cada item que a compõem é descrito como deve ser usado, a qual distância entre elementos, cores, tipografia, etc. para que a identidade não seja distorcida e atrapalhe o reconhecimento da mesma em seus diversos meios de comunicação pelo mundo (se está na internet, já está no mundo).

O manual de identidade da empresa, geralmente contém o nome da empresa, logotipo, mascote, paletas de cores com seus Hexadecimal, tipografia, etc.

Pensando no cliente que não se importa com o manual de identidade da marca, com empresa de pequeno porte, como entregar este serviço de criação de logo? Provavelmente este cliente não está preocupado entre a distância do logo e o texto, suas cores exatas ou até mesmo não pensa na tipografia, mas sim, como colocará o logo dele nas redes sociais.

O formato do arquivo e material a ser entregue, deve ser combinado previamente, até mesmo para saber quanto cobrar.

É importante saber bem quem é seu cliente, para cobrar o preço “justo”, pelo serviço. O cliente pode até em não se preocupar em ter o manual, mas sabemos que entregar o logo em PNG, em negativo, positivo, escala de cinza e original, tipografia utilizada e o arquivo aberto é o mínimo.

Se a Tipografia utilizada para criar o logo foi comprada, o cliente deve ter acesso a essa tipografia no arquivo final que você enviar.

É importante avisar sobre a versão do arquivo aberto que será disponibilizado (.ai ; .crd ; etc).

A criação do logo pode ser “básico/funcional”, dentro da categoria que segue ou mais elaborado, onde o processo criativo é mais disputado.

 

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