Dessa Fonte Beberei

Sempre que é apresentado uma nova proposta para desenvolver algum projeto, antes de começarmos a criar quaisquer coisas, o nosso subconsciente começa a juntar as informações e repertórios que temos para (re)produzir as ideias que surgem.

Imagine que você tem que criar uma identidade visual  de uma empresa. Quando está no processo da pesquisa ou quando precisa de inspiração, onde procurar?

É normal iniciar a pesquisa no Google (imagens), e não há problemas nisso, se a pesquisa no Google imagem for apenas uma das fontes de inspiração que tem, para referências.

O importante é não se limitar a uma fonte e também não diversificar muito para não se perder no universo da informação disponível nos livros e internet.

Levando em consideração a internet, mais fácil acesso, é importante termos fontes de consultas como forma de inspiração.

Abaixo deixarei uma lista em ordem alfabética dos sites que uso para inspiração, contribuição e estudo de design, fotografia, ilustração e afins. Não me prendo necessariamente a eles e também não deixo de consulta-los quando preciso fazer alguns trabalhos específicos. É importante frisar que o consumo dessas ferramentas são diárias, como forma de navegação, como também especifica quando é necessário construir uma ideia ou busco inspiração.

behance-2Behance: Utilizado como forma de montar um portfólio online por designers (web, grafico, interior, etc), ilustradores, artistas plásticos, etc. É uma ótima forma de consulta em busca de estudo e inspiração. Por mais que a ideia seja você ter seu próprio portfólio, é possível acompanhar e se inspirar no trabalho de outro artista.

Canva_Logo

Canvas : Utilizado por muitos iniciantes/aspirante no universo do design. Existe muitos templantes interessastes já construído, onde é necessário apenas ajustar as informações.   Por mais que alguns critiquem a formula de design apresentado no site (pra que estudar se tem um app que faz o trabalho?) é importante frisar que quem usa esse argumento esqueceu de dizer que quem usa esses Templates prontos, também ficam limitados a eles, com milhares de pessoas usando. Mas se esses Templates resolvem seu problema, não tem problema.

dafont

Dafont : Com tipografia grátis, é uma ótima forma para quem  procura tipográfica para cada projeto, sem precisar desembolsar uma grana. O problema das tipografias grátis, é que muitas delas não tem todas das pontuações e acentos.

 

giphy-logo1

Ghypi : Pra quem precisa de gif, tanto subir quanto pesquisar, esse site pode ser uma boa opção.

 

googlelogo_color_272x92dpGoogle : Maior site de busca. O ideal é utilizar outros sites de pesquisa, para termos outros resultados.

 

facebook-grupoGrupos no Facebook: O importante dos grupos são a interatividade/fórum de debate. Com isso da para ajudar e ser ajudado com processos técnicos de software, alem de se atualizar das possíveis novidades da área.

ig-logo-emailInstagran : É importante seguir pessoas/empresas que contribuem na areá que você trabalha ou no projeto que está desenvolvendo. Assim, você conhecerá um pouco mais do mercado e como ele está conversando com seus clientes. (Sim, ter um perfil voltado para seus negócios é importante, mas é assunto pra outra conversar).

 

nounproject_logo.60e860f212a5

Noun project : É um site voltado para icone. E o melhor, é grátis. Muito interessante caso você precise de um icone especifico e não sabe como criar, não possui ferramenta para criar no momento, busca inspiração ou não quer comprar.

 

pinterest-badge-logo-82C89A5E42-seeklogo.com

Pintrest : Ótimo site para que gosta de arte. Diria que a graça desse site é a criação de galerias especificas que é possível montar ou seguir.

 

tumblr-icon-logo-A03D0E7D3A-seeklogo.com

Tumblr : Muito bom para pesquisar imagens, seja ilustração ou fotografia.

 

new-youtube-logo-840x402 Youtube :  Utilizo muito como forma de estudo de tutorial. (Sim, ter um perfil voltado para seus negócios é importante, mas é assunto pra outra conversar).

 

Dicas:

– Acompanhe trabalho de artista que admira. As redes sócias estão aí para isso.

– Analise trabalho de outros artistas, indo muito mais do termo “gostei e não gostei”.

Gostou? Porque? Então você pagaria por esse trabalho?

Não gostou? Porque? O que mudaria?

 

Espero que depois de ler esse post, você tenha mais uma fonte de inspiração.

Marcado com ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *